Produção bovina em Nampula ainda é fraca

De 2020 a 2021 a província de Nampula teve um aumento na população bovina em apenas 1.148, contando neste momento com 112.752 bovinos. Os criadores ressentem-se do impacto da seca e falta de pasto que se verificou nos últimos dois anos.



Foram 35 anos dedicados à Educação até atingir a reforma. Agora, com mais tempo, Ilda Maria virou as atenções para outros companheiros da vida: “agora sou professora destes” [risos, enquanto aponta os animais], no meio à zona de pasto no interior do distrito de Murrupula, a 82 km da cidade de Nampula.


A boa disposição dela esconde a tristeza que passou na última seca em 2020 e 2021, onde perdeu parte do gado. No passado, já teve pouco mais de 100 cabeças, mas agora ficou com apenas 51 (de bovinos) e mais 24 caprinos.


“Quando é essa altura de seca o gado morre muito por falta de pasto e água. Nesse caso, se nos ajudassem como uma mini-barragem, como temos um rio aqui, ou então um tractor para podermos continuar a evoluir com a nossa actividade”, destacou Ilda Maria.


No fundo, a actividade de pecuária mostra-se ainda muito fraca em Nampula. A província contava com 112.752 bovinos em 2021 – um aumento de 1.148 se comparado com 2020.


“Este número não nos satisfaz, por isso a nossa preocupação é de que os criadores que temos na província usem esta oportunidade para que este número possa aumentar anualmente”, instou Manuel Rodrigues, governador de Nampula.


 Uma das formas de aumentar o efectivo de bovinos é o fomento pecuário assumido pelo Governo que retomou este ano, depois da paralisação em 2017. “Este ano adquirimos essas 74 cabeças e no próximo ano iremos aumentar, naturalmente, ainda mais o número de gado a ser distribuído para vários distritos que, desta vez, não foram contemplados”, concluiu o governador provincial.


As 74 cabeças foram distribuídas para criadores de três distritos da província de Nampula.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem