Selecção nacional de futebol feminina preparada para Cosafa-2021

 Aproxima-se a disputa do torneio regional de femininos, que terá lugar de 26 de Setembro corrente até 9 de Outubro, em Port Elizabeth, na África do Sul, e onde Moçambique terá pela frente, na primeira fase, Angola, Malawi e África do Sul.



O combinado nacional continua a trabalhar em Maputo, antes da partida, marcada para os próximos dias, sob comando da sua seleccionadora, Felizarda Lemos.


As jogadoras da selecção nacional dizem que estão preparadas para a prova, tendo em conta que já têm algum conhecimento das suas adversárias.


Inês Chinguelene diz que a equipa está motivada pelo trabalho que tem vindo a realizar desde o arranque dos trabalhos. “Estamos a trabalhar para enfrentar o torneio e já conhecemos as nossas adversárias. Já jogamos com Angola e África do Sul e a sorte que tivemos no sorteio foi de iniciarmos com Angola, que é o nosso principal adversário. Por isso estamos a trabalhar para alcançar a vitória no primeiro jogo, o que irá motivar ainda mais um grupo já motivado”, disse Inês Chinguelene.


Segundo a jogadora da selecção nacional, o combinado não vai ao torneio Cosafa apenas para competir, mas também “para limpar a imagem do futebol feminino moçambicano que não está a ser visto”. Por isso, pede aos moçambicanos para que apoiem a equipa nesta empreitada.


Quem também pediu apoio dos moçambicanos é Ermelinda Guinda que assegura que a expectativa e a moral estão em alta. “A expectativa é grande e estamos a trabalhar para vencer os jogos e os adversários que vamos ter. Pedir para que confiem em nós porque o passado é passado e queremos mudar o rumo do futebol feminino nacional”, disse.


Para esta competição, Felizarda Lemos, selecionadora nacional, escolheu 20 atletas que considera as que garantem uma boa prestação, tendo para tal que contar com jogadoras experientes casos de Inês Chingueleze e Lónica Tsaneane, ambas a jogar no Young Buffalos do eSwatini, e ainda Amélia Banze, Albertina Ponja e Cidália Cuta, filha de Danito Cuta, antigo jogador do Ferroviário de Maputo e dos Mambas. Por outro lado, há também no grupo muita juventude com energia para dar, sendo de destacar Cina Manuel e Amida Ali Namal.


Na primeira jornada, no dia 28, o colectivo nacional defronta Angola, três dias depois mede forças com o Malawi e a 4 de Outubro termina a fase de grupos com a anfitriã, África do Sul.


No Grupo “B” figuram as selecções do Botswana, Tanzânia, Zimbabwe e Sudão do Sul e no Grupo “C” estão a Zâmbia, Namíbia, eSwatini e Uganda. São convidadas para este torneio as selecções do Uganda e do Sudão do Sul.


 EIS A LISTA DAS JOGADORAS CONVOCADAS:


Guarda-redes: Eva Costa e Esperança Matsinhe.


Defesa: Rosa Manqué, Lúcia Moçambique, Cainara Jamal, Virgínia Fernando, Amida Namal, Aurora Ngale, Leonilde Matola.


Meio-campo: Albertina Pondja, Deolinda Gove, Amélia Banze, Inês Chingueleze, Marlene Janeiro, Emília Cazembe, Lónica Tsanwane


Ataque: Neide Maconho, Cina Manuel, Ermelinda Guinda, Cidália Cuta.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem