COM VINTE MIL AFECTADOS: Mais de uma dezena de mortos à passagem da depressão “Ana”

 MAIS de uma dezena de pessoas morreram e outras 20.671 (4480 famílias) foram afectadas pelas chuvas intensas e ventos fortes que fustigaram as zonas centro e norte do país à passagem da Tempestade Tropical “Ana”, no início desta semana.



O porta-voz do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Paulo Tomás, disse ontem, falando num “briefing” à imprensa, que até às 8 horas do mesmo dia havia registo de oito óbitos e 66 feridos, ocorridos nas províncias da Zambézia, Manica e Nampula. Contudo, admitiu que possa haver mais óbitos, o que é atestado por relatos vindos das províncias de Nampula e Tete, onde são reportadas sete mortes.


Na província de Nampula, três pessoas morreram e mais de 24 mil foram afectadas, segundo o informe apresentado ao Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que efectua uma visita de trabalho àquela região. A visita destina-se a monitorar as acções de resposta e expressar a solidariedade do Governo às pessoas afectadas e ainda avaliar as necessidades de reconstrução de emergência de infra-estruturas sociais básicas que ficaram destruídas. 


Já na província de Tete, quatro pessoas morreram e mais de 1400 famílias ficaram desalojadas, segundo revelou ontem em Moatize o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia. O governante explicou que três pessoas morreram por desabamento das suas casas e a outra vítima mortal por afogamento, sendo esta última o administrador da cidade de Tete, José Mandere.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem