O ANO lectivo 2022 arranca oficialmente a 31 de Janeiro corrente, segundo novo calendário divulgado pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH).
O calendário estabelece que o primeiro trimestre escolar decorrerá até 6 de Maio, o segundo de 16 de Maio a 8 de Agosto, enquanto o terceiro e último trimestre irá de 29 de Agosto a 18 de Novembro.
Os exames do ensino primário terão lugar de 14 a 22 de Novembro e os do ensino secundário de 28 de Novembro a 9 de Dezembro.
O ano lectivo 2022 conta com algumas inovações no currículo. Assim, a sexta classe passa a encerrar o ensino primário, constituindo o momento para se verificarem as competências adquiridas e conferir melhor instrução aos alunos, no quadro da reforma curricular em vigor no país.
De acordo com o director-geral do Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE), Ismael Nhêze, com a nova Lei do Sistema Nacional de Educação, aprovada em 2018, o ensino primário passou a ter dois ciclos de aprendizagem. O primeiro vai da 1.ª à 3.ª classe e o segundo da 4.ª à 6.ª classe.
“A partir do ano 2022, a 6.ª classe encerra o ensino primário. Em 2023, a 7.ª classe passa a pertencer ao ensino secundário”, indicou.
Na 6.ª Classe realizar-se-ão exames finais do ano, de modo a verificar as competências de leitura, escrita e cálculo dos alunos para a sua passagem do ensino primário para o secundário.
Por outro lado, decorrem desde segunda-feira, até 21 de Janeiro, as matrículas da 8.ª e 11.ª classes.
Entretanto, este ano lectivo vai arrancar sem que tenham sido alcançadas as metas de matricular 1.312.000 crianças na primeira classe. O processo terminou em 31 de Dezembro e os dados mais actualizados indicam que foram matriculadas apenas 843.000 crianças, o correspondente a 64.3 por cento do planificado.
Enviar um comentário