Moradores de Machaze clamam pela reabilitação de estradas no distrito

 Precariedade de vias de acesso está a comprometer o desenvolvimento do distrito de Machaze, província de Manica. A comunidade local sugere o uso de dinheiro de licenciamento de madeira para reabilitar as vias de acesso e tirá-la do martírio.



O diststrito de Machaze, a sul da província de Manica dista há 325 quilómetros da cidade de Chimoio e tem enormes potencialidades, desde o desenvolvimento da agricultura e turismo, exploração de madeira e existência de jazigos de calcário,


Entretanto, o grande problema para lá se chegar tem a ver com estradas que se apresentam em condições precárias.


“Sair daqui para o Hospital de Muchunguè é um problema, não anda bem. A pessoa morre na estrada por causa de saltos”, disse Zinho Luís, residente em Machaze.


Carlos Santos, outro residente do distrito, diz que devido ao problema de pedras, os carros não circulam da melhor forma.


Por seu turno, a associação empresarial local diz ser importante a reabilitação da via para permitir melhor transitabilidade e escoamento de produção, pois, “deste modo, ajudará a arrecadar mais receitas para o Estado”, disse António Jeremias, presidente do CED/Machaze.


Sobre o assunto, o secretário de Estado da província de Manica, Edson Macuácua, diz haver muitos operadores madeireiros em Machaze que podem ajudar a arranjar as estradas, alias, até porque esses são os que mais precisam de melhores estradas para escoarem seu produto.


O debate sobre a precariedade de via de acesso que liga Machaze a Chimoio foi levantado no quadro da realização da primeira conferência de agronegócio no distrito.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem