Moçambique está entre os cinco países eleitos ao Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), para o período 2021-2025. O anúncio da integração de Moçambique foi feito durante a 64ª Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo para África CAF/UNWTO e 2ª Edição do Turismo Global da OMT – Fórum de Investimento em África, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, que decorreu entre os dias 2 e 4 de Setembro de 2021.
Para além da eleição, o encontro tinha como objectivo discutir o desenvolvimento do turismo na região de África, as prioridades da OMT e as linhas de trabalho.
De acordo com o comunicado do Ministério da Cultura e Turismo, Moçambique foi escolhido por um total de sete candidatos. Assim, os outros Estados-Membros eleitos que irão representar África, junto ao Conselho Executivo da OMT para o período 2021-2025, são África do Sul, Cabo Verde, Marrocos e Zâmbia. Ficaram de fora Nigéria e Ghana.
Com esta eleição, espera-se poder contribuir para a recuperação de África no período pós-COVID-19, empoderando as comunidades rurais para tornar o turismo um verdadeiro instrumento de geração de riqueza.
“Numa altura em que vivemos uma das piores crises do turismo mundial, esta é uma das grandes vitórias que alcançamos e que vai, sobremaneira, ajudar a alavancar o nosso turismo. É, também, uma resposta a nível do continente e reconhecimento da agenda de Moçambique para o desenvolvimento do turismo africano”, disse Edelvina Materrula, que esteve na reunião.
A 64ª Reunião da CAF, que terminou este sábado (4), juntou ministros do turismo africanos, representantes do secretariado da OMT, incluindo o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, e parceiros do sector. A sessão foi aberta pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
Enviar um comentário