Membros da SADC capacitados em estratégias de promoção de conteúdos locais

 Os membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, de 19 a 21 de Maio em curso, na capacitação sobre estratégias de promoção e geração de conteúdo local, em redes de distribuição de conteúdo local e na segurança da infra-estrutura do sistema de nomes de domínio da internet.



Com o evento, espera-se garantir que o tráfego da região da SADC seja alterado de forma integrada, assegurando maior eficiência e segurança da internet a baixo custo.


A capacitação decorre no formato virtual e presencial e está a ser presidida por Moçambique, na qualidade de presidente em exercício da SADC.


Na ocasião, Daniel Nivagara, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desatacou a necessidade de o fórum reflectir sobre o desempenho do sector das TIC, no geral, e da Internet, em particular, em seus países, na região e no mundo.


O ministro falou, ainda, da necessidade de haver um esforço individual por parte dos países-membros da SADC para a promoção e geração de Conteúdo Local e Redes de Distribuição de Conteúdo Local (CDNs) e Segurança da Infra-estrutura do Sistema de Nomes de Domínio (DNS), com vista a localizar, na região, as Redes de Disponibilização de Conteúdos Digitais, pelo seu potencial, não só na melhoria do desempenho da internet, mas também nos custos, na segurança e na soberania dos Estados na era digital.


Daniel Nivagara falou do facto de o evento decorrer num momento em que as TIC, em particular a internet e seus serviços, são chamadas a desempenhar um papel fundamental na continuação das actividades económicas e académicas, em face da propagação da pandemia da COVID-19.


“Este é o momento em que nós os profissionais das TIC e os provedores de serviços de internet (ISPs) somos chamados à responsabilidade de garantir a continuidade dos serviços essenciais em todas as áreas de desenvolvimento social e económico, através de serviços digitais assentes em soluções de serviços de internet em funcionamento seguro, fiável e acessível”, alertou.


O evento decorre sob o lema “SADC: 40 anos construindo a paz e segurança, promovendo o desenvolvimento e resiliência face aos desafios globais”.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem