O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, destaca o crescimento da Rede de Instituições de Ensino Superior e de Investigação de Moçambique (MORENET), pelo facto de interligar, e fornecer serviços de TIC, incluindo o acesso à Internet de banda larga para 180 Instituições de Ensino Superior (IES) de investigação científica e de Ensino Técnico Profissional (ETP).
Estes pronunciamentos foram feitos hoje, durante a cerimónia de abertura da 3ª edição da Conferência Anual da MORENET. Trata-se de um evento que junta Reitores, directores das IES públicas e privadas, dirigentes das Instituições de ETP e de Investigação Científica, cujo objectivo é “reflectir sobre o papel das Redes Nacionais de Ensino, Investigação e o seu contributo no ensino e aprendizagem no contexto da pandemia do COVID-19”.
De acordo com Nivagara, o Governo “estabeleceu a MORENET, para servir de plataforma nacional de partilha de recursos de TIC, na qual, instituições nacionais de ensino superior e de investigação têm acesso a ligações nacionais e internacionais de comunicação de dados de alta velocidade, permitindo o acesso e partilha de informação entre elas e com as suas congéneres internacionais”.
O dirigente disse ainda que “as IES devem trabalhar no sentido de encontrar formas, baseadas na qualidade, diversidade, relevância dos programas de formação que oferecem, e na qualidade e competência do seu corpo docente”.
Enviar um comentário