Morreu, hoje, aos 79 anos, o ministro dos negócios estrangeiros da Síria, Walid Mouallem, anunciou o Governo sírio, citado pelo Notícias ao Minuto, sem indicar as causas da morte.
Na quinta e na sexta-feira, segundo Notícias ao Minuto, Mouallem surgiu em público, por ocasião de uma conferência organizada pela Síria, para debater o regresso de milhões de refugiados. Visivelmente enfraquecido, Walid Mouallem foi ajudado a caminhar por dois homens, que o ladeavam ao entrar na sala.
De acordo com um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial síria, Sana, o Governo de Al-Assad anunciou “com tristeza” a morte do “veterano da diplomacia”, conhecido pelas “posições patrióticas honradas”.
As cerimónias fúnebres vão realizar-se na tarde desta segunda-feira em Damasco, capital da Síria, cidade onde nasceu, precisou a Sana.
Walid Mouallem ocupava também o cargo de vice-primeiro-ministro e, entre 1990 e 1999 foi embaixador em Washington, acrescentou. A carreira diplomática levou-o também à Arábia Saudita, a Espanha e ao Reino Unido, tendo sido nomeado embaixador na Roménia em 1975.
Casado e pai de três filhos, Mouallem é autor de quatro obras de História, nomeadamente sobre a Síria ou o conflito palestiniano.
Enviar um comentário