Filipe Nyusi declara a prorrogação do Estado de Emergência para mais 30 dias

O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou o seu agradecimento a todos os moçambicanos, líderes dos partidos politícos e religiosos, gestores de empresas, profissionais de saúde a quem os apelidou de heroís mascarados, e a todos os sectores da sociedade moçambicana. 

Filipe Nyusi declara a prorrogação do Estado de Emergência para mais 30 dias
Filipe Nyusi, se dirigindo a nação no âmbito de Estado de Emergência

Filipe Nyusi declarou que a vigência do Estado de Emergência terminaria dentro de algumas horas, a qual frisou sobre as medidas tomadas para salvaguardar a vida humana, e ao modo de adoptar o uso de máscaras obrigatórias, mais que ouvidos todos os intervenierntes dos orgãos de consulta, declarou a prorrogação do Estado de Emergência para mais 30 dias, a qual terminará a 30 de Maio de 2020 .  

Filipe Nyusi, prevê a possibilidade de extensão do Estado de Emergência no país, entre uma série de medidas para salvaguardar, e que após várias consultas o grau de cumprimento de medidas requer mais esforços. 

No seu pronunciamento, Nyusi abordou várias medidas que foram cumpridas na sua totalidade, o que permitiu que o numero de casos fosse relativamente baixo em relação a alguns países da região, e que é preciso reforçar medidas principalmente nas areas onde ainda se notam o incumprimento do Decreto Presidencial. 

Pelo que o distanciamento social, promoção de pesquisas para o combate ao Covid -19, a sensibilização de campanhas comunitárias, explorar as TIC´s, limitar a circulação interna de pessoas, deve ser a arma do sucesso e para combater o Covid-19, pelo que ainda muitos estudantes contiunuam a circular sem justificação, e nesta componente os encarregados de educação são chamados a acção. 

Até ao momento, o nosso país não registou óbitos no território nacional, apenas a lamentar de um caso que se registou na diáspora, e que os casos de relaxamento por parte de alguns compatriotas, ainda é motivo de preoucupação, e que homens das Forças de Defesa e Segurança são chamados a serem tolerantes e apenas o uso da força apenas em casos extremos. 




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem