Detido informático suspeito de desviar nove milhões do Hospital Central da Beira

As autoridades moçambicanas detiveram um informático suspeito de desviar nove milhões de meticais do Hospital Central da Beira, na província de Sofala.

Detido informático suspeito de desviar nove milhões do Hospital Central da Beira

“Trata-se de um informático, que já está detido, mas ainda não foi constituído arguido. Estamos neste momento na fase de instrução preparatória”, disse à imprensa o porta-voz da Procuradoria Provincial de Sofala, Joaquim Tomo, sem avançar mais detalhes sobre as circunstâncias da detenção.

O homem terá invadido o sistema financeiro do Hospital Central da Beira, em Sofala, para desviar nove milhões de meticais para contas bancárias em Manica, província vizinha.

“É um indivíduo que percebe de informática e sabia como funcionam os bancos. É algo novo no nosso país”, acrescentou Joaquim Tomo.

O caso levou à detenção, em dezembro, de seis funcionários daquela instituição e que agora deverão ser inocentados em função das novas evidências, segundo o porta-voz da Procuradoria Provincial de Sofala.

“Tudo indica que eles [funcionários] não estão envolvidos no desvio dos fundos e, assim sendo, é fácil adivinhar o desfecho. Eles serão absolvidos ou, no mínimo, nem haverá acusação”, declarou Joaquim Tomo.

O Hospital Central da Beira é visto como um dos mais importantes do país a seguir ao da capital, Maputo, e como unidade de referência na região centro onde vivem cerca de nove milhões de pessoas – um terço da população moçambicana.(LUSA)


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem