Em geral, o aparecimento de cistos nos ovários não provoca sintomas e não precisa de tratamento específico, pois normalmente desaparecem espontaneamente.
No entanto, quando o cisto cresce muito, se rompe ou quando ele fica torcido no ovário, pode surgir sintomas como dor no abdômen e menstruação irregular, que podem piorar durante a ovulação, o contato íntimo ou devido aos movimentos intestinais.
O cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquidos que pode se formar no interior ou ao redor do ovário e que pode resultar em dor, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar, por exemplo.
Principais sintomas
O cisto no ovário normalmente é assintomático, porém caso seja percebido alguma alteração, é importante consultar o médico para que seja investigada a possibilidade da presença de cisto.
Além dos sintomas
- Dor durante o período ovulatório;
- Atraso na menstruação;
- Aumento na sensibilidade das mamas;
- Sangramento fora do período menstrual;
- Dificuldade para engravidar;
- Aumento de peso;
- Náuseas e vômitos.
Os sintomas normalmente surgem quando há crescimento do cisto, ruptura ou torção, resultando em dor intensa. Os sintomas também podem variar de acordo com o tipo de cisto, sendo, portanto, necessário ir ao ginecologista para que sejam feitos exames para diagnosticar a presença, tamanho e gravidade do cisto.
É importante que a mulher que foi diagnosticada com cisto no ovário, vá ao hospital sempre que apresentar dor abdominal acompanhada de febre, vômitos, desmaios, sangramentos ou aumento da frequência respiratória, pois pode indicar que o cisto está aumentando de tamanho ou que houve rompimento.
in viva
Enviar um comentário